Dama do cerrado: Como lavar roupas Lolita/J fashion

domingo, 17 de abril de 2022

Como lavar roupas Lolita/J fashion

Dicas de lavagem a mão

 

 Olá querides tudo bom?! Bem vindes ao meu blog!


   Estou trazendo para você como eu lavo minhas peças lolita/Jfashion, fiz um vídeo no meu canal do youtube em que mostro como faço e mostro algumas partes do processo de lavagem. Para aqueles que gostam da leitura do blog estarei explicando os pontos principais e dicas que cultivei ao longo desses anos dentro da moda.

   Sei que no fim parece um tutorial comum de lavagem de roupas a mão (o que no fim se justifica, porque é isso mesmo AIUHiuhauiHA), mas em tempos em que as pessoas não realizam tanto este tipo de lavagem vale mostrar e dar dicas certo? Afinal hoje temos costume de jogar tudo dentro das maquinas que fazem tudo e elas acabam por danificar roupas mais sensíveis ou encurtar a vida de algumas peças.

   Espero que este post seja útil para alguém, pois ao longo dos anos foi importante assimilar coisas simples assim para ter um cuidado maior com meu guarda roupa.






    Primeiramente você deve estar se perguntando "porque lavar roupas a mão sendo que posso utilizar uma máquina que faz tudo?" e esta é uma pergunta muito pertinente se quer saber. Claro que lavar roupas j-fashion a mão não é uma regra, mas há um motivo para tantas pessoas terem esse cuidado, irei aqui expressar os meus motivos, pois cada um tem o seu né?!

    Antigamente eu colocava minhas roupas lolita para lavar em máquinas comuns, mas essas peças que eu tinha na época eram em sua maioria offbrands ou peças da BL, fora o fato que eu era adolescente e não sabia da importância disso para o meu guarda-roupa, muito menos sabia como se lavava roupas a mão.

    Uma vez conversando com minha amiga Madrepérola, comentou que a lavagem de roupas a mão nem era tão complicada assim e que conservava a peça por mais tempo, isso foi algo que me chamou a atenção, ora se compro uma vestido por R$ 150,00 a 200,00 (valores da época), é claro que quero que o bonito dure para sempre se possível né? Então comecei a ter a prática de lavar minhas roupas a mão. 

   Com esta prática percebia manchas e manutenção que precisava fazer em minhas roupas (como costura de botões, frestas, apertar elásticos, estado das rendas e etc.), algo que nós só reparamos quando prestamos atenção mesmo, foi quando me dei conta que as lavagens a mão proporcionava este tato de cuidado que muitas vezes nos passavam batido no dia a dia.

   Com o tempo fui comprando algumas peças brand de segunda mão no lolita sales, percebia que as vendedoras entregavam as peças com um aspecto empoeirado, em conversas paralelas com algumas pessoa elas relatavam medo de lavar suas peças justamente por receio de estraga-las ou desbota-las. 

    Eu particularmente não recomendo as lavagens de peças em lavanderias/tinturarias, já ouvir trocentas histórias dessas empresas estragando peças e perdendo acessórios. Não adianta terceirizar este cuidado na minha opinião, se queremos que algo seja feito com cuidado e carinho este tem que advir diretamente de nós. 

    Sei que muitas pessoas não tem um tanque, mas se você tiver aquele único com ondinhas e um balde já serve para lavar, com o tempo e prática essas lavagens ocorre de forma bem mais rápida. 

    Caso você não tenha um tanque e somente a máquina, sugiro investir naquelas sacolinhas protetoras de roupa, colocar no ciclo de limpeza delicada e desmarcar a opção centrifugar (sim retirar a peça molhada da máquina), pois a centrifugação é o que mais repuxa e amassa as roupas.





Dados os meus motivos vamos as dicas - que é o que interessa aqui né?! -

    A lavagem dessas peças pode causar temor em danifica-las, mas acredite quando digo que é mais perigoso você usar essas roupas e não lava-las. O suor e ácaros tomam posse e acaba por surgir fungos e muitas vezes o apodrecimento do tecido, portanto não tenha medo de jogar suas roupas na água com aquele sabãozinho maroto e fazer uma esfregação carinhosa nesses bbzinhos que custam caro T.T

Resumi esse processo em 7 dicas fundamentais para lavar suas roupas sem perigo, desde que você se atente a esses pontos sua roupa estará safe!


Separe as roupas escuras das mais claras, se atente em alguns OP ou JSK que pode soltar tinta durante a lavagem, caso seja a primeira vez que esteja fazendo esse processo lave-os separadamente das demais roupas. (em caso de roupas adquiridas recentemente).

Retire todos os acessórios das peças, seja laços, fitas e broches e as lave separadamente. Assim evita que puxe fios ou botões.

Em peças de bustos como blouses, cardigãs/ casacos, OP e JSK sempre se atente em esfregar mais as axilas, colarinhos, pulsos e bustos, essas são as áreas que mais mancham nessas regiões.

 Meias só se usa 1 vez! Não existe isso de usar uma meia por 2 ou 3x, é usar e colocar para lavar! 

Seja gentil com a esfregação, não precisa ser intensa pois a maioria das roupas lavamos mais para tirar a poeira e suor.

 Lembre-se de NUNCA colocar suas peças em exposição direto ao sol ou mormaço intenso. Isto serve tanto para a secagem quanto para o armazenamento das roupas no guarda roupa.

Deixe suas peças secar bem, evite guarda-las úmidas para não proliferar mofos. 


O link para o vídeo deixarei aqui

https://www.youtube.com/watch?v=CwPSwx7EYt8



Essas foram minhas dicas, espero que ajude vocês na conservação do seu guarda-roupa j-fashion.
um beijo e inté a próxima!



4 comentários:

  1. Esse post é maravilhosooooo!! Preciso achar uma dessas sacolas furadinhas para tecidos delicados, pois aqui em casa não tem tanque e todas as minhas lavagens à mão são feitas na pia do banheiro mesmo, meio pequeno né hahahah.

    Você tem alguma dica específica pra peças de brand que dizem que não pode lavar? essas são as que me dão mais medo, sinceramente, e até agora só mandei pra lavanderia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heidi, obg pelo seu comentário!
      Sugiro muito vc adquirir as sacolinhas de proteção para maquina de lavar, elas ajudam bastante a manter as peças em boas condições. Principalmente se você só tiver a sua disposição a maquina mesmo (estou morando em ap agora e também não tenho 1 tanque, lavo no box do banheiro com um balde).
      Sobre as peças de brand que não permite lavagem.. Eu acho super estranho quando uma peça vem com esse critério, uma roupa q não se pode lavar é algo inadmissível para mim AIUHiuahU. Porém entendo o medo!

      Eu tentaria pegar alguma peça dela (algum acessório como bow) e lavaria para ver no que dá antes, mas com ctz tentaria lavar na mão com muito cuidado (sabão de coco, agua fria e evitar o uso de amaciantes). Se acaso com a peça teste desse algum problema eu continuaria lavando na lavanderia mesmo.
      Desculpe a demora para responder o comentário, porém espero que ajude em algo.

      Volte sempre e ótima semana pra vc!

      Excluir
  2. Que blog fofo <3 Cai aqui através de um post da Heidi e fiquei apaixonada! E as suas dicas para lavar as roupas lolita foram bastante valiosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaw, obg pelo seu comentário!
      Fico super contente e ver que o post ajudou em alguma coisa <3

      Ótima semana pra você e volte sempre!

      Excluir


Caso queira add algum emoticon, copie o link da imagem e cole nos comentários!

Obrigada por comentar, caso tenha um blog não esqueça de deixar no final do comentário para que eu retorne a visita