Dama do cerrado: [DIY] Recuperando bag lolita!

sexta-feira, 1 de maio de 2020

[DIY] Recuperando bag lolita!

Aprecie a leitura!
Olá queridxs tudo bom ?! Bem vindx ao meu Blog !


Hoje irei fazer uma postagem que acho que ajudará muitas pessoas, espero ajudar você que esta lendo esta postagem também!






 Sobre a bolsa:

    No ultimo Meeting e Bazar Oriental Fashion MT eu realizei 2 compras de peças lolita. Eu podia jurar que havia postado essas compras aqui no meu blog, mas quando fui procurar esta semana não achei, então vou falar um pouco das peças

   Neste bazar comprei uma camisa casual lolita rosa que custou R$ 15,00 e uma bolsa da Loris por R$ 40,00 se eu estou lembrada, ambos os itens são usados. A camisa era um pouco grande para o meu tamanho mas estava em ótima conservação, acredito que foi personalizada. A bolsa estava em ótima conservação também, entretanto, estava esfarelando um pouco em algumas partes. Geralmente esses esfarelamentos em bolsas e calçados acontece por ficar muito tempo guardado e é bem comum acontecer com bolsas e sapatos lolitas. Eu sempre tive muito receio de comprar sapatos de band internacional por conta disso, não sei porque, mas parece que os sapatos de fora são mais suscetíveis a rachaduras e esfarelamentos.

    Comprei esta bolsa da lindíssima Mariana Hayashi e achei um preço justo pelas peças, uma vez que, a Loris é uma marca indie brand e suas peças custam em média 50 à 60 dolar (na cotação desta postagem custa entre 210 à 300 reais).

Volto a repetir que a bolsa estava em bom estado, apenas com lascas nas bordas e em sua correia/alça
 
    Comprei a bolsa pensando de alguma forma concertar essas imperfeições, mas sabemos que quando a peça começa a esfarelar, mesmo você corrigindo a área afetada, o restante da bolsa uma hora começará a descascar também. Pensei que poderia utilizar pelo menos vez até se desintegrar toda...Mas não ia rolar, afinal eu não podia mexer um pouco na bolsa que ficava pedaços dela por tudo qualquer lado que encostasse.




Pensei então em reforma-la por completo e assim fiz!




    Comecei cortando suas alças, era uma parte que seria quase impossível de reformar, porque além de estar descascando o tecido parecia estar desintegrando/descosturando. Depois de cortar as alças eu retirei toda essa película do couro falso que não foi nada difícil, afinal ela já estava saindo sozinha, foi um pouco demorado mas consegui descasca-la toda. Evitei esfregar com escova porque ficava as marcas e deixava o tecido com aspecto feio.



Ela toda descascada ficou assim:






    Após você tirar esse couro falso do tecido ele ainda solta uns pozinhos e esfarela um pouco, por conta disso evitei descascar com a escova. Para remover esse pó que fica soltando eu umedeci uma bucha velha e limpei a bolsa com a parte macia (amarela) até tirar todo aquele pó e deixei secar por completo.


 
    Depois da nossa base pronta hora de pintar! Eu gostei da cor original da bolsa e decidi pintar com o mesmo tom. Para tingi-la utilizei 2 potes de tinta de tecido e 1 pincel normal. Dei a primeira demão em toda a bolsa com o pincel e deixei secar bem.





No final da primeira demão ela ficou assim:


    Como dá para observar após a primeira demão ela ficou com certas "falhas" dos riscos do pincel. Para remover este aspecto eu dei uma segunda demão com um rolinho de esponja e passei até ficar com o aspecto mais uniforme.





 Aqui da para ver que o acabamento ficou 100% melhor com este rolinho.
Fotos tiradas durante o dia







Depois de pintar e esperar secar bem podemos decorar! 

    Eu queria adicionar alguns detalhes na bolsa, uma delas era colocar glitter nos corações pequenos e adicionar um tom de branco para combinar mais com o meu guarda roupa.





Coloquei também uma renda branca nessa linha do meio e um coração bem fofo que tinha aqui em casa.





    Com a "personalização" feita é hora de arrumar a alça. Como eu cortei e removi as alças originais decidi fazer umas novas, eu gosto bastante de bags com a alça lateral, então decidi fazer essas alças. Utilizei um gancho para bolsa e uma correia de couro que comprei em lojas de aviamento (prefria sintetico mas só tinha tiras de couro  ).




    Como não tinha aquele pregador para couro acabei costurando com linha deixando bem apertada, utilizei uma agulha grossa e um alicate para me auxiliar a passar a linha. Meu namorado achou a alça bem "simples" e me sugeriu colocar algo para deixar mais bonitinho. Como havia sobrado um pouco da tira decidi fazer uns laços e pregar em cada lado da correia.

E no final ela ficou assim:

Fiz o laço com linha, amarrei  bem forte e depois colei a tira do meio,
Depois colei na correia.
    Para finaliza-la eu passei hidratante com um papel toalha em toda bolsa, isso tira o aspecto "grudento" que a tinta de tecido deixa, além de hidratar as fibras do tecido da bolsa e conserva-la por mais tempo.


O resultado final da bolsa foi esse:









 O que achei da experiencia:

    A bolsa não deu tanto trabalho de reformar, foi um processo bem simples e divertido de fazer. Sobre o aspecto da bolsa ficou 100% melhor, eu definitivamente consegui salvar uma bolsa que iria pro lixo, sendo que por dentro estava muito bem conservada. Eu já joguei muitas bolsas e sapatos fora por começar a esfarelar e não achar solução para essas peças.

    Obviamente que de perto da para ver alguns defeitinhos, como por exemplo os tecidos laterais que tem rachaduras e tals, entretanto, são detalhes mínimos e pouco perceptíveis. Eu estou muito contente por ter conseguido reformar a peça, ela já não esfarela mais, o tecido se manteve no lugar, a cor ficou bem próxima do original e os detalhes que coloquei deixou a bolsa com uma nova aparência também. Por dentro ela está como nova e por fora está bem melhor do que antes, o melhor é que gastei muito pouco para reforma-la, agora tenho quase certeza que ela durará muito mais tempo.

Pretendo testar essa tecnica novamente em outras bolsas e em sapatos para ver se consigo salvar alguns 

E você o que achou da reforma? acha que compensou ter feito? você faria em alguma peça condenada sua? me conte sua opinião/sugestão aqui em baixo nos comentários que lhe retorno a visita!

Um beijo no kokoro de vocês e inté a próxima!



12 comentários:

  1. Ameiiiii. Eu tbm adoro consertar as coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm foi bem divertido e mais rápido do que eu esperava xD Espero consegui consertar mais coisas com essa técnica

      Excluir
  2. Ai que gracinha Jaqueline <3 Amei!!!
    Eu super concordo com a ideia de transformar acessórios, roupas e objetos para ficar mais fofo, mas não tenho essas habilidades ;v; Eu tenho vontade de fazer decoden na capa do meu celular, até tentei, mas estraguei ela, nem encontro pedrinhas por aqui onde moro T.T
    Ficou linda a bolsa :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh decodem eu já fiz algumas vezes com silicone (aquelas bisnagas pequenas que acha em lojinhas sabe?), eu tingi com tinta de tecido/acrilica e pegou super bem! Talvez eu faça um DIY dando dicas caso você se interesse :3

      O segredo é sempre tentar e n desistir fácil...com a pratica a gente pega noção das coisas e personalizar objetos e acessórios é super útil para quem mora em lugares pequenos/isolados (falo por experiencia própria pq moro no interior do MT)

      Excluir
  3. Ahhh que demais! Eu não tenho nenhuma bolsa de marca, como só visto classic x gótico, acabo comprando essas bolsas de loja de departamento mesmo pra usar ($$) HAHUAUAHUHA mas pra uma bolsa dessas, mais bonitinha, vale demais a pena esse processo! Ficou bem melhor mesmo, e te poupa daqueles pozinhos que incomodam demais quando começam a cair hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você acredita que só fui descobrir a marca dela antes de fazer esse tutorial? achei q era alguma bolsa do aliexpress uiHUIAHuiahUIAHUiha
      Eu não me apego muito a marcas...Mas gosto de pensar que fiz um bom investimento com algumas peças as vezes.
      Eu peguei algumas ideias de mulheres que reformava bolsa que compravam em bazar beneficentes, então achei q seria uma ótima ideia testar e fazer um DIY para quem tem alguma peça assim :3

      Excluir
  4. Eu ameeeeei! Amiga você é muito criativa e tem uma mão de fada! Ficou 1000% melhor caralhooooooooooooooo
    Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  5. Achei que você fez um excelente trabalho com essa bolsa, é horrível quando isso acontece com as nossas peças, mas acho que sendo um couro sintético de boa qualidade é sempre possível restaurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, isso vai ajudar bastante para recuperar peças, to pensando inclusive em alguns sapatos

      Excluir
  6. Adorei o trabalho de restauração!
    Você salvou uma bolsa que ia ficar inutilizável, já vi isso acontecer com uma jaqueta velha minha e com sapatos, é legal saber que tem como recuperar! ficou bem amorzinho, achei de super bom gosto os novos coraçõezinhos, rendas e laços! Que capricho <3

    Vou querer ver fotos dos visuais com ela, hein!

    beijinhos,
    ~H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. yaaa obg! dei o máximo pra conseguir recupera-la e a experiencia deu super certo, com certeza conseguirá recuperar muitas peças.
      Eu tentei dar um chã pra ela ficar mais usável no meu guarda roupa, obg pelo o comentário e tentarei fazer algum outfit em breve com ela :D

      Excluir


Caso queira add algum emoticon, copie o link da imagem e cole nos comentários!

Obrigada por comentar, caso tenha um blog não esqueça de deixar no final do comentário para que eu retorne a visita