Dama do cerrado: Relato de costura: Fazendo saia Lolita estilo "cigana"

domingo, 31 de maio de 2020

Relato de costura: Fazendo saia Lolita estilo "cigana"

Relato de costura

Olá queridxs tudo bom ?! Bem vindx ao meu Blog !






    No inicio deste mês fui ao centro para comprar alguns tecidos para fazer saias mais casuais, na verdade estava atrás de um tecido especifico para fazer uma saia igual da minha amiga Madrepérola para podermos fazer um twin. Passei na loja e achei que havia encontrado o tecido, mas depois de voltar lá percebi que não era o mesmo tecido que o dela .

    Como já estava por la decidi comprar um tecido de bolinhas para fazer algo mais casual inspirado no old schol lolita. Me inspirei nesse modelo:






    Para quem me conhece de longa data dentro da moda sabe que eu odiava dizia que nunca iria usar 2 coisas: Sweet lolita (vestidos rosinhas e doces), contry lolita e roupas de bolinhas (que achava extremamente brega). Paguei tudo isso com a língua, nós crescemos e mudamos até de paladar, imagina gostos de roupas né?!     Quando dei conta da mudanças eu já tinha adquirido uma peça da BL que une os três elementos que menos gostava, o rosa, o contry e o tecido de bolinhas uiHAUIhauiHAUIhauiHAU o vestido é esse(a estampa é contry):

Madrepérola usou feitiço em mim né?!




    Bom tirando essa ironia do destino na minha vida que fez eu gosta de rosa e glitter (eu também detestava ambos), e inspirada em peças old schol lolita com estampa de poá, decidi por tentar fazer algo mais ousado para uma iniciante na costura, decidi tentar fazer uma saia de camadas pregadas seguindo aquele estilo de saia "cigana".

    Pesquisei bastante videos sobre, no final não achei nenhum que ensinava a fazer o modelo cigana no estilo lolita, só aquele modelo tradicional mesmo, então me baseei neles para fazer esta saia.

    Comecei fazendo uns cálculos loucos e alguns rabiscos de como queria a saia, após definir as medidas e como iria fazer cortei o tecido...Vou colocar minhas anotações e cálculos do tecido aqui para guia-los de como a saia foi "pensada".

Lembre-se que este post  NÃO É UM TUTORIAL, NÃO SOU PROFISSIONAL EM COSTURA E NÃO TENHO MUITA EXPERIENCIA COM ESTA ATIVIDADE, ESTE É APENAS UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA!

PS: ignorem a propaganda da farmácia, ganhei esse bloquinho
de notas e irei usa-lo aiuhUIAHUihauIHA



Espero que consigam entender alguma coisa disso aí .

Eu tirei algumas fotos mas a maioria foram a noite, então algumas vai estar meio ruim para enxergar

    Começando então, calculei que todas as camadas teriam 20 cm de altura, já a largura iria mudando de camada para camada, vale lembrar que o corte deve ser feito duplicado, ou seja, cortar a mesma medida 2x já que iremos fazer montar a parte da frente e a de trás da saia separados. O cós que decidi fazer é metade liso e metade  de elástico, estou gostando bastante de trabalhar com este tipo de cós, mas pode ser feito só no liso também.

A camada tem 80 cm
camada 112cm
camada 154 cm (largura total do tecido)
Cortei tudo 2x, então 2 tecidos de 80 cm, 2 de 112 e etc..
Altura padrão de 20 cm

    Para o cós eu cortei para a parte da frente (a parte lisa) metade da minha cintura, então se eu tenho 80 de cintura eu corto 40 cm para a parte da frente, já no cós de elástico em teoria deveria ser o tamanho da sua cintura total, mas não sei o que eu fiz q ficou 60 cm iuHAUIhauiHAUIHa, na duvida corte o tamanho da sua cintura total xD  A altura é de 10 cm, dobrado fica 5 cm.
Eu passei entretela na parte lisa do tecido (mas isso é opcional), dobrei ambos e passei ferro e ficou assim.


Entretela da parte lisa.


O cós finalizado ficou assim:

Não esqueça de medir certinho para ver
se ficou frouxo ou apertado.


    A primeira parte da saia que fiz foi a da frente, seguindo o esquema do rascunho, franzi a primeira camada no tamanho do cós da frente (o liso), como meu cós na frente tem 40 cm eu franzi até dar esta medida, depois nas próximas camadas, eu franzi até dar a largura da camada anterior e fui seguindo.
Nesse esquema aqui:










Na ultima camada fiz a barra, já nas camadas anteriores "imitei" um acabamento de uma overloque. 




A parte da frente ficou assim:




    A parte de trás da saia é igual a da frente, a unica diferença é que no primeiro franzido eu deixei no tamanho do cós de elástico que é de 60 cm. Na verdade não cheguei a franzir a primeira camada, só fiz umas pregas até ficar com 60 cm e depois segui normal. No final ficou assim:



   Depois disso eu uni as duas parte e costurei suas laterais, preguei o cós logo em seguida. Na parte lisa eu preguei normal, na parte de elástico tem que esticar o máximo que conseguir para fazer um franzido bem bonito, essa é a parte mais chatinha de fazer mas não é um bicho de 7 cabeças também.




A Saia "pronta".


Para dar um charminho acrescentei uma rendinha no final e 4 laços na parte da frente e de trás.





Este foi o resultado final da saia:










Sobre a saia:
    Não achei que iria conseguir UIAHUihauiHAUIhauh, teve momentos em que achei que não daria certo, mas fui fazendo de pouco em pouco e percebi que ia conseguir. O cós de elástico é algo que estou gostando bastante pelas vantagens que ele traz. Para quem não gosta dessa parte de elástico atras ou acha feia é só acrescentar aquelas fitas de amarração que nem em vestido JSK, isso é algo que inclusive quero fazer na saia do meu próximo projeto, mas esse detalhe de longe me incomoda 



O que você achou desse modelo de saia ? alguma critica ou sugestão? comente aqui em baixo o que achou da postagem que retorno a visita
Um beijo no kokoro de vocês e inté a próxima!






8 comentários:

  1. Ficou um amor! A estampa é adoravel e esse formato parece ótimo! Amei esses tons de rosa mais clarinho. Eu também não gostava de rosa e agora adoro haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg!! engraçado como a gente muda alguns gostos né?! esse tom rose é muito fofinho e acho esse formato muito legal pra casual lolita :D

      Obg pela visita!

      Excluir
  2. Que adorável ficou essa saia! Eu tinha uma da Metamorphose com a mesma cor, rosa clarinho com bolinhas e renda, só as bolinhas eram menores. Acho tão versátil, me arrependi um bocado de ter vendido a minha e fiquei super feliz de ver esse tutorialzinho!
    (mesmo que você diga que não é tutorial, é um esquema com instruções e fotos que dá pra seguir, ehauehauehaue, não adianta negar!)

    Espero poder fazer uma também, daí a gente faz twins à distância também, haha!

    Mil beijinhos,
    ~H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHHH FAZ SIM Q QUERO TWIN A DISTANCIA!!
      as vezes eu dou algumas instruções pra entender melhor de como eu fiz, sei que relatos assim me ajudam muito a entender com fizeram pra tentar xD

      Não coloco tutorial pq n manjo muito, mas se ajudar alguém eu ja fico super contente :D

      Obg pela visita maravilhosa H. retorno em breve! <3

      Excluir
  3. Essa saia ficou a maior fofura! Eu estou com uns tecidos aqui em casa e estou louca para costurar, mas estou com um projeto na frente, terminando eu volto a costurar.
    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Amei!

    https://doce-madreperola.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. terminar projetos é algo prioritário no artesanato, então é super compreensível, manda pra mim quando você tentar *----* uma saia dessas feitas pelas suas mãos deve ficar linda madre <3

      Obg pela visita!

      Excluir


Caso queira add algum emoticon, copie o link da imagem e cole nos comentários!

Obrigada por comentar, caso tenha um blog não esqueça de deixar no final do comentário para que eu retorne a visita