Dama do cerrado: Meus jogos de cozinha de porcelana [Parte 1]

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Meus jogos de cozinha de porcelana [Parte 1]

Jogo de café da manha
Olá queridxs tudo bom ?! Bem vindx ao meu Blog !

    Esses dias eu estava pensando sobre quantas peças/ jogos de porcelana eu tinha que estavam guardadas, enquanto estava catalogando essas porcelanas que eu tinha, me surgiu a ideia de posta-las aqui no blog, afinal acho que nunca falei sobre elas e suas histórias. Esta é a parte 1 pois em breve irei postar mais alguns jogos que tenho.


    Desde pequena eu comecei a construir um apego por jogos e peças de cozinha em porcelana, este apego/carinho se fortaleceu quando adentrei a moda lolita, afinal o estilo é uma releitura da moda vitoriana/aristocrata e tem em seu lifestyle o costume de meetings no estilo do tradicional chá da tarde inglês.



História do meu jogo de café da manha 

    Tudo começou quando eu era pequena, ao notar a existência de um jogo de café da manha que sempre ficava em uma prateleira com portas de vidro em exposição na cozinha da minha casa. Este jogo era de minha mãe, desde que comecei a reter memória ele sempre esteve nesta prateleira e não me recordo de termos utilizado nenhuma vez, entretanto, minha mãe tinha um cuidado e carinho muito grande por ele, sempre tirava o pó de deixava em exposição. Claramente minha mãe não era boba, a espertinha tinha outras peças de porcelana mais "comuns" e as utilizavam no dia a dia aqui em casa, afinal ela tinha 2 crianças pequenas e um pré-adolescente bem arteiros iahUAHuiahuHA

  

   Fui observando este cuidado da minha mãe com estas peças e comecei a repara-las. Como as referencias em filmes antigos sempre retratavam estes jogos de café da manha de forma graciosa juntamente com os vestidos elegantíssimos da época comecei a gostar de observar o jogo e imaginar um dia usando em meu café da manha também. Minha mãe faleceu quando eu tinha 8 anos de idade e desde então tive um ciumes enorme deste jogo.

    Meu pai começou um relacionamento um pouco depois da morte da minha mãe, ele sempre reforçava que aquelas peças eram minhas pois pertenceram a minha mãe. Entretanto a minha madrasta da época por pirraça fez questão de utilizar o JOGO DE CAFÉ DA MANHA DA MINHA MÃE NO DIA A DIA DE CASA. Lembrando que naquela época era 3 filhos dela +  os 2 do meu pai (meu irmão mais velho já havia se mudado), no total eram 5 crianças em casa, o resultado foi que sobraram apenas 2 xícaras do jogo da minha mãe e 2 tampas quebradas.

    Obviamente não permiti que ela utilizasse a preciosa lembrança de minha mãe, deixei claro e briguei com o meu pai por permiti utilizar as peças e cobrei para que fizesse algo, ele ignorou o meu pedido e permitiu que ela destruísse algumas partes do jogo... Eu sabia que minha ex-madrasta fazia chantagem com o meu pai, se ele não permitisse seria como uma afronta para ela e a mesma iria tornar a vida dele um inferno, por conta disso ele permitiu.

    Quando as canecas foram quebrando uma por uma até sobrar somente 2 eu as recolhi e mostrei para o meu pai o seu estado, chorando eu pedi para que ele não deixasse mais usar, acho que ele ficou com dó e não deixou mais. Minha ex-madrasta não ligou mais para as peças, parecia ter conseguido seu objetivo estragando o jogo e parte da minha lembrança. 

    Depois disso fiz questão de deixar o jogo em exposição aonde minha mãe deixava, ficou por lá a anos até que decidi colocar elas em caixas para poder levar para a minha casa, em algum dia que eu conseguir construir/comprar uma, assim iria garantir que mais nenhuma peça quebrasse e desocuparia um espaço na cozinha também.


    Desculpa gente, é meio triste mesmo a história e vindo de mim soa bem dramático, afinal este jogo tem uma valor sentimental enorme.

Deixando a parte triste de lado, irei apresentar este jogo maravilhoso e um pouco danificado à vocês!





Jogo de café da manha de minha mãe


Lest's Bora!






Peças do jogo

Começarei com as peças danificadas pelo uso:

    Notem que este jogo de porcelana é artesanal e como é bem antigo ele tem aqueles craquelados bem comuns no verniz da porcelana, não sei se vocês já viram mas irei colocar uma foto de perto para vocês. Já procurei em todo o lugar na internet e nunca vi estes craquelados "estragarem" a peça, muito menos sobre infiltrações por eles, mas parece que isto ocorreu em algumas das minhas 


craquelados do verniz



 Pires



Acredito que essas linhas pretas seja algum tipo de infiltração pelo o craquelados do verniz.




 Canecas


A caneca esta cheias de lascas e quebradinhos 





 Açucareiro
 

O meu açucareiro perdeu (quebraram na vdd) sua tampinha 





 Potinho/Biscoiteira

 
O mesmo ocorreu com este potinho, lembro da tampa dele, mas provavelmente quebraram.


Bom agora para as peças que estão em bons estados.

 Bule


Bem rococó 




 Biscoiteira


Amo este formato dela e de seus desenhos.




 Leiteira






 Boleira


Olha o formado das bordinhas 




 Queijeira


Gente não sei os nomes, eu vou colocando conforme acho que é xD




 Suporte para guardanapo


Elegância até nos detalhes




 Manteigueira



É uma das peças que mais amo 




 Travessa



Extremamente charmosa para colocar algumas torradas ou ovos mexidos.





    Depois de ter tirado essas fotos eu embalei o jogo de forma segura e guardei em uma caixa, ainda quero testar alguns métodos caseiros para tirar essas manchas mais profundas. Estou pensando em passar mais uma camada de verniz dentro dos recipientes que vão líquidos para evitar mais infiltrações assim.



E você o que achou deste jogo? Conhece alguma dica para arrumar os craqrelados? comente aqui que retorno a sua visita!

Um beijo no kokoro de vocês e inté a próxima!




10 comentários:

  1. Lindo jogo de cha, realmente é um encanto e me faz pensar preciso de um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que é um autocuidado bem charmoso, sem falar que dura horrores com o cuidado das peças e traz recordações maravilhosas, além de que da um charme no dia a dia. Hoje já jogos de jantar mais em conta que antigamente, mas quase não acha essas peças artesanais, porém tem peças com estampas modernas a estampas clássicas, recomendo se vc tiver espaço e n tiver crianças muito pequenas :D

      Excluir
  2. Esse jogo é realmente lindo! Principalmente por conta de toda a história e as memórias. Que bom que conseguiu salvar ele.
    Eu fico planejando quando o Jack e eu tivermos nossa casa comprarmos coisas bonitas assim. Por enquanto fica difícil dividindo apartamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! é um dos meus jogos preferidos pq me lembra partes ótimas da minha infância.
      Sei bem como é difícil n ter espaço para usar as coisas que planejamos ter em nossa casa, as minhas estão todas encaixotadas por conta disso também

      Excluir
  3. Que lindo amiga! Meu sonho desde pequena foi ter um jogo de chá e era louca pra brincar com o jogo da minha avó (que ela morre de ciumes, com razão). Quem sabe algum dia eu compre um quando tiver uma casinha pra mim, quando terminar a facul <3
    Fico feliz que ainda tenha algumas peças em boas condições <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, tudo nessas peças acabam ficando para quando tivermos nosso próprio estaço né?! parece q isso sempre fica pra depois :~ mas a vida é difícil então fazer oq :/

      Vc terá um jogo lindo miga <3 e eu vou visita-la pra tomar chá!

      Excluir
  4. AH NÃO QUE RAIVA DESSA EX-MADRASTA AAAAA
    Não tem nada pior que uma pessoa que não respeita seu espaço pessoal, incluindo nossas lembranças >:(

    mas suas peças são, e continuam, lindas, Jaqueline! Os desenhos são muito bonitinhos, parece super artesanal mesmo! Os craquelados são prova de que resistiram a tudo que passaram, né? Que bom! ARGH >:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiuhUAIHuiahUIAHuiahu essa história da ex do meu pai me enfurece até hoje, mas quando vejo as peças salvas, mesmo do jeito que estão, me da um alivio em pensar que consegui salvar a maioria.

      Obg pela empatia sobre a lembrança, você é demais Laura <3

      Excluir


Caso queira add algum emoticon, copie o link da imagem e cole nos comentários!

Obrigada por comentar, caso tenha um blog não esqueça de deixar no final do comentário para que eu retorne a visita