Dama do cerrado: Meus jogos de cozinha de porcelana [Parte 2]

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Meus jogos de cozinha de porcelana [Parte 2]

Jogo de vaquinha


Olá queridxs tudo bom ?! Bem vindxs ao meu Blog !

Dando continuação a apresentação dos meus jogos de porcelana, hoje irei apresentar outro jogo, que também esta incompleto, que era da minha mãe.



    Esta é a parte 2 das series de post's sobre meus jogos de porcelana, caso você não tenha visto a parte um vou deixar como indicação de leitura aqui.

     Este jogo tem valor sentimental como o outro que comentei no post anterior, não sei exatamente o porque, mas desde pequena achava esse jogo de vaquinha super descolado e fofo, muitos vão achar super brega e bem vó, não estão errados ao pensarem assim, afinal pelo o que sei esse tradicional modelo de porcelana era moda em meados final dos anos 90 e inicio de 2000. 


História do jogo

    O conceito do desenho de vaquinha e os formatos dos modelos da porcelana lembra aqueles barris leiteiro e tem uma temática bem country/fazenda mesmo. Talvez tenha gostado muito dele pela as cores preta e branca, são cores bem comuns, mas que eram pouco usados em porcelanas nesta época, hoje vemos com mais frequência esses tons em louças e com desenhos mais modernos.

    Acredito que minha mãe não tinha o jogo completo, nem sei dizer se existiu um jogo formado desse modelo, até porque minha mãe comprou as peças separadas e juntou elas para formar o "jogo". É claro que ela usava mais como decoração, depois que suas louças ficaram para mim acabei cuidado mais dos potinhos de tempero do que os vasinhos (que ficavam espalhados pela casa).

Apresentação do jogo


Potinho decorativo






Lembro que existia o pote de açúcar também, esses dois potes em especifico tinham tampas.




Jogo de temperos




    O jogo de tempero estavam em perfeitos estados, até pouco tempo, quando meu sobrinho de 2 anos abriu a raque em que estavam guardados e sem querer caiu um dos potinhos que se quebrou. Fiquei um pouco triste comigo mesma por não imaginar que uma ocasião tão obvia dessas poderia acontecer, claro que não briguei e não culpei meu amado sobrinho, afinal foi de fato um acidente. 

    Com isto recolhi as peças e colei com cola instantânea, faltou algumas lascas menores, porém a peça tem solução de restauração. 

Potinho de pimenta



Peças avulsas

    Outras peças isoladas que minha mãe utilizava no dia a dia era esta leiteira branca e esta boleira simples, mas bem charmosa e ambas são peças compradas avulso. A leiteira tinha uma tampa de plástico (não sei porque veio com aquela peça de plastico, mas veio assim), que acabou se perdendo em algum momento aqui em casa. Minha mãe tinha o costume de comprar leite cru (aqueles que o leiteiro passa vendendo), depois de ferver colocava nesta leiteira. *era muito mimo pra gente *






    Esses meses atrás fui a casa da avó do meu marido, quando eu fui para a cozinha notei que ela tinha em sua prateleira uma peça do jogo de vaquinha. Na hora apontei para o meu marido e ele riu falando que tinha me avisado que este "jogo" tinha em toda casa de vó na época, eu olhei pra ele e pedi para que ele pedisse para a vó dele esta peça para complementar o meu como presente de casamento, e olha que nem casamos, só que como iriamos mudar de cidade nossos parentes casaram a gente com um chá de panela UAHuiahuiHA. Até agora não consegui aquela louça T.T Mas tudo bem xD
Como a vida pode ser tão estranhamente engraçada né?

Vocês também encontraram em algum momento este estilo de porcelana na casa da avó de vocês? me conte nos comentários aqui em baixo que retorno a visita!
Um beijo no kokoro de vocês e inté a próxima!



8 comentários:

  1. Ahhh o jogo de temperos é meu favorito desse set, muito gracinhas! hahahah Aqui em casa também tinha uns utensílios com essa vaquinha estampada, era bem popular no início dos anos 2000 mesmo!
    Eu não tenho nenhum jogo de louça herdado, mas comprei UMA xícara azul com rosas (azuis, também) numa loja uma vez, e deixo ela como xodó, só para decoração UHAUHAUH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era bem comum nessa época né?! eu também acho q o jogos de tempero é o mais charmoso. Posta uma hora uma foto dessa xícara e me marca, adoraria admira-lo.

      Obg por comentar <3

      Excluir
  2. As vaquinhas foram uma tendência nos anos 2000 de fato. É uma gracinha ter porcelanas, fico vendo esse seu post e desejando ter minha casa. Divindo apartamento fica impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm e é tão nostálgico ver esse set hoje em dia. Também quero minha casa Madre, fico super angustiada e ansiosa querendo tirar eles das caixas T.T

      Excluir
  3. Awnnn que coisa mais fofa ♥
    Tem peças desse jogo de vaquinha na casa da minha vó, era muito tendência! Vaquinhas e galinhas everywhere hehe
    Eu acho uma graça, tomara que você consiga a peça (ღˇᴗˇ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, remete muito a infância :D
      as de galinhas era moh fofinhas também AUHuiahUIAHU Tomara que eu consiga mesmo hihihihi :3

      Obg por comentar

      Excluir
  4. Menine, achei um mimo isso tudo?
    Aqui em casa eu evito todo tipo de utensílio de vidro ou procelana, porque minha mãe e meu irmão são super desastrados e tudo se quebra. Copos, pratos, jarras inteiras das maneiras mais bobas viraram cacos XD Até prato duralex a gente tem faltando, acredita?!
    Achei uma fofura esse jogo de porcelana (e o anterior também!), ainda mais por ser uma herança :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo bem UIAHUihauiHAUIahiH, eu quase n os utilizo pq aqui em casa tem bastantes pessoas desastradas também xD além de não ter espaço pra guardar :/
      Por isso tento guarda-los da maneira mais cuidadosa pra conseguir mante-los até ter meu espaço hiihihi

      Obg por comentar <3

      Excluir


Caso queira add algum emoticon, copie o link da imagem e cole nos comentários!

Obrigada por comentar, caso tenha um blog não esqueça de deixar no final do comentário para que eu retorne a visita